Precisa de um serviço de apoio domiciliário na região do Porto para cuidar do seu familiar idoso?
Na Novo Cuidar, somos especialistas em serviço de apoio domiciliário no Porto, dedicados a proporcionar mais qualidade de vida a pessoas idosas, doentes ou dependentes, no conforto e segurança do seu lar. Somos uma empresa privada, devidamente licenciada, que presta cuidados personalizados, com um acompanhamento próximo, profissional e permanente.
Disponibilizamos atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir que os nossos clientes e as suas famílias recebem o apoio que necessitam, sempre que precisarem.
Se procura um serviço de apoio domiciliário de confiança no Porto, contacte-nos e descubra como podemos ajudar!
Como funciona o nosso serviço de apoio domiciliário no Porto?
Conheça os principais passos para aceder aos nossos serviços:
- Ligue para nós pelo número 220028912 ou preencha o formulário desta página.
- Após a recolha da informação necessária, o Director Técnico apresenta um plano de cuidados com respectivo orçamento. O nosso tempo de resposta é muito rápido. Habitualmente apresentamos o orçamento gratuito em 1 hora após o pedido.
- Se concordar com o plano e orçamento, é-lhe apresentado o contrato de serviço.
- Depois da assinatura do contrato, iniciamos os nossos serviços conforme o que foi acordado.
- Depois da assinatura do contrato, iniciamos os nossos serviços conforme o que foi acordado.
Todo este processo é muito rápido e habitualmente fica completo entre 24 a 48 horas após o seu contacto inicial.
Os nossos serviços de apoio domiciliário

Cuidados de Higiene Pessoal
Os cuidados de higiene pessoal podem ser prestados na casa de banho ou na cama consoante o grau de dependência do utente. Este serviço contempla até 1 hora de serviço diária.

Acompanhamento até 12 horas o mais procurado
Este serviço pode ser realizado em diferentes horários de acordo com as suas necessidades. Para além do acompanhamento personalizado, este serviço contempla a higiene pessoal, a administração de medicamentos prescritos, tarefas domésticas leves, preparação de refeições, tratamento de roupas, conversação e companhia, atividades lúdicas ou de estimulação psicomotora, acompanhamento em deslocações a consultas ou passeios ao ar livre, etc.

Acompanhamento 24 horas por dia
É a mais completa alternativa à institucionalização em «Lares de Idosos». A pessoa pode continuar no seu lar que construiu durante uma vida, mesmo em situações de grande dependência, estando acompanhado 24 horas por dia por profissionais especializados e com um perfil adaptado à situação específica. Engloba todos os serviços incluídos no acompanhamento de até 12 horas.
Perguntas frequentes
Quais são os objetivos no nosso Apoio Domiciliário?
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- Manter o utente no seu domicílio e meio comunitário garantindo-lhe a satisfação das suas necessidades básicas e, em simultâneo, conferindo-lhe dignidade e acompanhamento, atenuando situações de sofrimento, isolamento e solidão;
- Prestar cuidados de ordem física e psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Contribuir para a resolução dos problemas que afetam os indivíduos e famílias, no seu meio;
- Assegurar aos utentes, satisfação das suas necessidades básicas;
- Prestação de cuidados de saúde;
- Minimizar o desgaste físico e psicológico que afeta as famílias que, por imperativos de saúde, psicológicos e/ou socioprofissionais, não têm possibilidades de efetuar o atendimento e acompanhamento desejados e/ou adequados.
O que nos diferencia das outras empresas de apoio domiciliário?
Estamos totalmente empenhados em proporcionar um apoio domiciliário de elevada qualidade e para isso a nossa direção técnica é formada por enfermeiros especialistas que elaboram o plano de cuidados e coordenam uma equipa composta por vários profissionais de saúde tais como médicos, fisioterapeutas, ajudantes familiares, enfermeiros, gerontólogos, psicoterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas entre outros.
O nosso serviço de apoio domiciliário distingue-se por englobar:- Apoio médico (por teleconsulta ou consulta ao domicilio);
- Atendimento de enfermagem 24h/dia;
- Ajudantes familiares coordenadas pela direção de enfermagem;
- Avaliação técnica domiciliária gratuita;
- Plano individual de cuidados;
- Aconselhamento gratuito e acesso facilitado a produtos de apoio e ajudas técnicas;
- Equipa de reabilitação composta por fisiatra, fisioterapeutas e psicoterapeutas.
Em que zonas está disponível?
A Novo Cuidar tem disponível o serviço de enfermagem ao domicílio em Portugal nas seguintes localidades:
- Lumiar
- Ameixoeira
- Benfica
- Olivais
- Campo de Ourique
- Alvalade
- Areeiro
- Campo Grande
- Campo Pequeno
- Algés
- Belém
- Campolide
- Estrela
- Parque das Nações
- Oeiras
- Caxias
- Linha de Cascais
- Loures
- Odivelas
- Linha de Sintra
- Alfragide
- Almada
A quem se destina o nosso serviço de Apoio Domiciliário?
O serviço de apoio domiciliário da Novo Cuidar destina-se a idosos ou pessoas com dependência física ou psíquica, podendo tratar-se de uma situação temporária ou definitiva. As pessoas que habitualmente precisam do nosso serviço de apoio domiciliário são:
- Pessoas idosas a recuperar de cirurgias ortopédicas como a fratura do colo do fémur, prótese do joelho, prótese da anca, cirurgia à coluna, entre outras;
- Idosos com problemas de mobilidade ou que se encontrem acamados;
- Idosos e doentes com problemas cardiovasculares graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Enfarte Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Embolia Pulmonar e a Hipertensão;
- Pessoas em situação de cuidados paliativos devido a doenças como o cancro;
- Doentes com demência como o Alzheimer, demência frontotemporal, demência com corpos de Lewy e demência vascular;
- Pessoas com problemas respiratórios como a DPOC, Pneumonia ou com necessidade de suporte de ventilação mecânica;
- Idosos com problemas neurológicos como o Parkinson e problemas de equilíbrio.
O Serviço de Apoio Domiciliário é comparticipado?
A todos os nossos orçamentos e valores apresentados não haverá lugar a mais nenhum encargo, nomeadamente IVA, subsídios ou segurança social.
Sendo a NovoCuidar uma empresa devidamente licenciada e credenciada pelas entidades sociais competentes para a prestação de apoio domiciliário, na eventualidade ser beneficiário de algum subsistema de saúde nomeadamente ADSE, IASFA, SAD-PSP, SAD-GNR, SAMS ou outros, poderão ver comparticipadas uma parte das despesas, mediante apresentação das faturas e recibos emitidos (informação sujeita a confirmação junto do respectivo subsistema de saúde). Além das eventuais comparticipações, todos os custos são dedutíveis em sede de IRS na rubrica de lares e serviço de apoio domiciliário.Como são selecionados os Cuidadores(as)?
Os nossos colaboradores são criteriosamente selecionados, entrevistados e classificados segundo as suas competências através de:
- Avaliação e validação curricular;
- Entrevista presencial (avaliação pessoal e competências técnicas).
Selecção do cuidador(a):
Quando um cliente nos solicita um serviço, após a visita técnica ao domicílio para conhecer no local as necessidades da pessoa a ser cuidada, é realizada uma pesquisa aprofundada dos colaboradores disponíveis que se encaixam com o perfil e sensibilidade que a situação exige. A selecção final é sempre feita pela equipa multidisciplinar com objectivo de efectuar a escolha certa desde o primeiro dia.
No caso de insatisfação ou inadaptação por alguma das partes, o cuidador(a) é substituído com a maior brevidade possível, nunca deixando de estar garantida a continuidade do serviço.Em que consiste a visita técnica e o Plano Individual de Cuidados?
O Serviço de Apoio Domiciliário contribui diariamente para gerar condições propiciadoras da autonomia possível de cada cidadão, para a participação familiar, de vizinhança e social conforme o interesse e o costume da pessoa apoiada. Desta forma, o apoio domiciliário deve, sempre que possível, assegurar a continuidade do relacionamento por parte do prestador de cuidados com o utente, de forma a permitir um contacto mais personalizado, mais próximo e mais afectivo.
A Visita técnica inicial e de acompanhamento é realizada por um coordenador técnico de saúde da nossa equipa com o objectivo de avaliar a realidade e necessidades efetivas do cliente. São avaliados os seguintes pontos:- Estado físico, cognitivo, social, emocional e espiritual do utente e família assim como as suas necessidades nessas dimensões;
- É feito um levantamento da sua história de vida global, assim como da sua situação de doença/ debilidade/ perda, entre outras;
- É elaborado, conjuntamente com o cliente e família, um plano de cuidados individualizado, com definição de recursos humanos necessários e instrumentais necessários, consideração de adaptações úteis no domicílio e aquisição de ajudas técnicas adequadas.
Este plano individual de cuidados começa a ser delineado desde a primeira visita técnica e nunca chega a ser terminado, pois está sempre em constante actualização por todos os intervenientes (equipa técnica, cuidadores, família e cliente)