Naqueles momentos da vida em que precisa de assistência e ajuda na sua casa, a Novo Cuidar está consigo para lhe dar o apoio que necessita!
Este serviço é prestado por ajudantes familiares experientes e cuidadosos que transportam até ao conforto do seu lar um ambiente humano e profissional que visa satisfazer as necessidades básicas e acompanhamento no domicílio a pessoas doentes ou idosas, total ou parcialmente dependentes.
Os nossos serviços de apoio domiciliário
Cuidados de Higiene Pessoal
Os cuidados de higiene pessoal podem ser prestados na casa de banho ou na cama consoante o grau de dependência do utente. Este serviço contempla até 1 hora de serviço diária.
Acompanhamento até 12 horas o mais procurado
Este serviço pode ser realizado em diferentes horários de acordo com as suas necessidades. Para além do acompanhamento personalizado, este serviço contempla a higiene pessoal, a administração de medicamentos prescritos, tarefas domésticas leves, preparação de refeições, tratamento de roupas, conversação e companhia, atividades lúdicas ou de estimulação psicomotora, acompanhamento em deslocações a consultas ou passeios ao ar livre, etc.
Acompanhamento 24 horas por dia
É a mais completa alternativa à institucionalização em «Lares de Idosos». A pessoa pode continuar no seu lar que construiu durante uma vida, mesmo em situações de grande dependência, estando acompanhado 24 horas por dia por profissionais especializados e com um perfil adaptado à situação específica. Engloba todos os serviços incluídos no acompanhamento de até 12 horas.
Perguntas frequentes
Quais são os objetivos no nosso Apoio Domiciliário?
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- Manter o utente no seu domicílio e meio comunitário garantindo-lhe a satisfação das suas necessidades básicas e, em simultâneo, conferindo-lhe dignidade e acompanhamento, atenuando situações de sofrimento, isolamento e solidão;
- Prestar cuidados de ordem física e psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Contribuir para a resolução dos problemas que afetam os indivíduos e famílias, no seu meio;
- Assegurar aos utentes, satisfação das suas necessidades básicas;
- Prestação de cuidados de saúde;
- Minimizar o desgaste físico e psicológico que afeta as famílias que, por imperativos de saúde, psicológicos e/ou socioprofissionais, não têm possibilidades de efetuar o atendimento e acompanhamento desejados e/ou adequados.
O que nos diferencia das outras empresas de apoio domiciliário?
Estamos totalmente empenhados em proporcionar um apoio domiciliário de elevada qualidade e para isso a nossa direção técnica é formada por enfermeiros especialistas que elaboram o plano de cuidados e coordenam uma equipa composta por vários profissionais de saúde tais como médicos, fisioterapeutas, ajudantes familiares, enfermeiros, gerontólogos, psicoterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas entre outros.
O nosso serviço de apoio domiciliário distingue-se por englobar:- Apoio médico (por teleconsulta ou consulta ao domicilio);
- Atendimento de enfermagem 24h/dia;
- Ajudantes familiares coordenadas pela direção de enfermagem;
- Avaliação técnica domiciliária gratuita;
- Plano individual de cuidados;
- Aconselhamento gratuito e acesso facilitado a produtos de apoio e ajudas técnicas;
- Equipa de reabilitação composta por fisiatra, fisioterapeutas e psicoterapeutas.
Em que zonas está disponível?
A Novo Cuidar tem disponível o serviço de enfermagem ao domicílio em Portugal nas seguintes localidades:
- Lumiar
- Ameixoeira
- Benfica
- Olivais
- Campo de Ourique
- Alvalade
- Areeiro
- Campo Grande
- Campo Pequeno
- Algés
- Belém
- Campolide
- Estrela
- Parque das Nações
- Oeiras
- Caxias
- Linha de Cascais
- Loures
- Odivelas
- Linha de Sintra
- Alfragide
- Almada
A quem se destina o nosso serviço de Apoio Domiciliário?
O serviço de apoio domiciliário da Novo Cuidar destina-se a idosos ou pessoas com dependência física ou psíquica, podendo tratar-se de uma situação temporária ou definitiva. As pessoas que habitualmente precisam do nosso serviço de apoio domiciliário são:
- Pessoas idosas a recuperar de cirurgias ortopédicas como a fratura do colo do fémur, prótese do joelho, prótese da anca, cirurgia à coluna, entre outras;
- Idosos com problemas de mobilidade ou que se encontrem acamados;
- Idosos e doentes com problemas cardiovasculares graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Enfarte Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Embolia Pulmonar e a Hipertensão;
- Pessoas em situação de cuidados paliativos devido a doenças como o cancro;
- Doentes com demência como o Alzheimer, demência frontotemporal, demência com corpos de Lewy e demência vascular;
- Pessoas com problemas respiratórios como a DPOC, Pneumonia ou com necessidade de suporte de ventilação mecânica;
- Idosos com problemas neurológicos como o Parkinson e problemas de equilíbrio.
O Serviço de Apoio Domiciliário é comparticipado?
A todos os nossos orçamentos e valores apresentados não haverá lugar a mais nenhum encargo, nomeadamente IVA, subsídios ou segurança social.
Sendo a NovoCuidar uma empresa devidamente licenciada e credenciada pelas entidades sociais competentes para a prestação de apoio domiciliário, na eventualidade ser beneficiário de algum subsistema de saúde nomeadamente ADSE, IASFA, SAD-PSP, SAD-GNR, SAMS ou outros, poderão ver comparticipadas uma parte das despesas, mediante apresentação das faturas e recibos emitidos (informação sujeita a confirmação junto do respectivo subsistema de saúde). Além das eventuais comparticipações, todos os custos são dedutíveis em sede de IRS na rubrica de lares e serviço de apoio domiciliário.Como são selecionados os Cuidadores(as)?
Os nossos colaboradores são criteriosamente selecionados, entrevistados e classificados segundo as suas competências através de:
- Avaliação e validação curricular;
- Entrevista presencial (avaliação pessoal e competências técnicas).
Selecção do cuidador(a):
Quando um cliente nos solicita um serviço, após a visita técnica ao domicílio para conhecer no local as necessidades da pessoa a ser cuidada, é realizada uma pesquisa aprofundada dos colaboradores disponíveis que se encaixam com o perfil e sensibilidade que a situação exige. A selecção final é sempre feita pela equipa multidisciplinar com objectivo de efectuar a escolha certa desde o primeiro dia.
No caso de insatisfação ou inadaptação por alguma das partes, o cuidador(a) é substituído com a maior brevidade possível, nunca deixando de estar garantida a continuidade do serviço.Em que consiste a visita técnica e o Plano Individual de Cuidados?
O Serviço de Apoio Domiciliário contribui diariamente para gerar condições propiciadoras da autonomia possível de cada cidadão, para a participação familiar, de vizinhança e social conforme o interesse e o costume da pessoa apoiada. Desta forma, o apoio domiciliário deve, sempre que possível, assegurar a continuidade do relacionamento por parte do prestador de cuidados com o utente, de forma a permitir um contacto mais personalizado, mais próximo e mais afectivo.
A Visita técnica inicial e de acompanhamento é realizada por um coordenador técnico de saúde da nossa equipa com o objectivo de avaliar a realidade e necessidades efetivas do cliente. São avaliados os seguintes pontos:- Estado físico, cognitivo, social, emocional e espiritual do utente e família assim como as suas necessidades nessas dimensões;
- É feito um levantamento da sua história de vida global, assim como da sua situação de doença/ debilidade/ perda, entre outras;
- É elaborado, conjuntamente com o cliente e família, um plano de cuidados individualizado, com definição de recursos humanos necessários e instrumentais necessários, consideração de adaptações úteis no domicílio e aquisição de ajudas técnicas adequadas.
Este plano individual de cuidados começa a ser delineado desde a primeira visita técnica e nunca chega a ser terminado, pois está sempre em constante actualização por todos os intervenientes (equipa técnica, cuidadores, família e cliente)