Como funciona?

Como funciona?

Na primeira sessão é efectuada uma avaliação completa do paciente, onde são identificadas as dificuldades, ao nível da comunicação global, da linguagem, da mobilidade nos músculos envolvidos na fala e da deglutição, sendo posteriormente definido o diagnóstico e o realizado o plano de intervenção. O número de sessões necessárias para a reabilitação é estabelecido através do prognóstico da condição clínica e determinado pelas reavaliações dessa mesma condição.
O apoio à família ou aos cuidadores, como intervenção indirecta, é também muito importante, através do ensino de técnicas e estratégias facilitadoras da comunicação, nos casos de afasias ou disartrias. No caso de alterações da deglutição, abordamos técnicas como alterações na consistência dos alimentos, e treino de diferentes estratégias e manobras facilitadoras da deglutição, de forma a potenciar a qualidade de vida da pessoa.
A nossa equipa desloca-se não só ao domicílio, mas também ao local de trabalho, casas de repouso, creches, colégios, escolas ou outras instituições, desde que autorizada pela mesma, sempre que o paciente, a família ou o cuidador o solicite.