Em que consiste a visita técnica e o Plano Individual de Cuidados?

Em que consiste a visita técnica e o Plano Individual de Cuidados?

O Serviço de Apoio Domiciliário contribui diariamente para gerar condições propiciadoras da autonomia possível de cada cidadão, para a participação familiar, de vizinhança e social conforme o interesse e o costume da pessoa apoiada. Desta forma, o apoio domiciliário deve, sempre que possível, assegurar a continuidade do relacionamento por parte do prestador de cuidados com o utente, de forma a permitir um contacto mais personalizado, mais próximo e mais afectivo. 
A Visita técnica inicial e de acompanhamento é realizada por um coordenador técnico de saúde da nossa equipa com o objectivo de avaliar a realidade e necessidades efetivas do cliente. São avaliados os seguintes pontos:

  • Estado físico, cognitivo, social, emocional e espiritual do utente e família assim como as suas necessidades nessas dimensões;
  • É feito um levantamento da sua história de vida global, assim como da sua situação de doença/ debilidade/ perda, entre outras;
  • É elaborado, conjuntamente com o cliente e família, um plano de cuidados individualizado, com definição de recursos humanos necessários e instrumentais necessários, consideração de adaptações úteis no domicílio e aquisição de ajudas técnicas adequadas.

Este plano individual de cuidados começa a ser delineado desde a primeira visita técnica e nunca chega a ser terminado, pois está sempre em constante actualização por todos os intervenientes (equipa técnica, cuidadores, família e cliente)