Há muitas coisas que se podem fazer para ajudar a envelhecer melhor. Fazer exercício e ser fisicamente ativo, fazer escolhas alimentares saudáveis, e não fumar, são algumas das principais recomendações.
Mas, a participação em atividades agradáveis e animadas também podem contribuir para um envelhecimento mais saudável.
À medida que as pessoas vão envelhecendo, passam frequentemente mais tempo sozinhas em casa. O isolamento pode levar à depressão e não é bom para a saúde.
Participar em atividades sociais e produtivas de que gostam, como arte ou voluntariado na comunidade, pode ajudar a manter o bem-estar dos idosos.
Os jogos podem ser uma das melhores formas de manter a mente dos mais velhos saudável e ativa, oferecendo muito mais do que apenas entretenimento. Jogar jogos, de qualquer tipo, garante inúmeros benefícios para a saúde e a mente, mantendo-a jovem e ativa.
Saiba quais os jogos e as atividades que mais benefícios trazem para os idosos.
Benefícios dos jogos e atividades
Os jogos proporcionam formas acessíveis de diversão e distração, seja sozinho ou como parte de um grupo. Evitam o tédio, aliviam o stress, e tornam as festas e outros compromissos sociais mais fáceis, mais agradáveis, e menos intimidantes para os idosos.
Também ajudam a exercitar o cérebro. Para algumas pessoas, jogar certos tipos de jogos pode ser benéfico para coisas como humor, memória, concentração, raciocínio e imaginação.
Os jogos podem ser especialmente úteis para o cérebro, se tiverem componentes de aprendizagem associados à diversão.
Além disso, inúmeros jogos podem ser modificados para os idosos que têm limitações físicas ou cognitivas.
Por exemplo, é fácil encontrar ou criar jogos que tenham objetos ou letras grandes, o que é bom para pessoas idosas que têm problemas de visão. E se o tempo ou os períodos de atenção forem uma preocupação, muitos jogos podem ser jogados e concluídos em menos de 30 minutos.
Eis alguns exemplos de benefícios que os jogos e atividades podem dar:
Criação de maior satisfação e redução do stress
Enquanto se participa num jogo, há sempre oportunidades para rir. Rir e ter diversão em conjunto podem manter os mais velhos felizes e saudáveis.
Socialização
Jogar ou realizar atividades, ainda que durante um curto período de tempo com os familiares idosos é uma boa oportunidade para passar tempo em família. Proporcionando tempo de qualidade e conforto.
Reforço da memória e da capacidade cognitiva
Os jogos de tabuleiro ou quaisquer jogos de interior ajudam a exercitar as habilidades cognitivas essenciais e a melhorar as partes do cérebro responsáveis pela complexa formação do pensamento e da memória.
Os jogos criativos ajudam o cérebro a reter e construir associações cognitivas também na velhice.
Prevenção do risco de Demência
Manter a mente dos idosos ativa e empenhada significa que eles estão a exercer o cérebro e a reforça-lo. Um cérebro mais forte tem menores riscos de perder o seu poder, reduzindo assim o risco de declínio cognitivo, como o associado à demência e à doença de Alzheimer.
Diminuição da pressão sanguínea
O riso ajuda a produzir endorfinas, um químico que dá a sensação de felicidade e bem-estar, ajudando naturalmente os músculos a relaxar e o sangue a circular, o que evidentemente irá baixar a pressão arterial.
Reforço do sistema imunitário
Sentimentos e pensamentos positivos, como o riso e a diversão associados a jogos de tabuleiro ou de cartas, por exemplo, melhoram a imunidade ao libertarem alguns químicos que combatem o stress e impulsionam o sistema imunitário.
Coordenação e destreza física
Muitos jogos de tabuleiro exigem o uso de capacidades motoras especificas para apanhar ou mover peças, ações que exigem coordenação e destreza. A prática de atividade regulares melhora as aptidões básicas que são importantes para os idosos.
Outros benefícios dos jogos e atividades
Além dos benefícios já mencionados, os jogos e atividades lúdicas têm também um efeito mais general sobre a saúde dos idosos.
Menor probabilidade de desenvolver certas doenças
A participação em passatempos e outras atividades sociais e de lazer pode diminuir o risco de desenvolver alguns problemas de saúde, incluindo a demência e problemas vasculares.
Aumento da esperança de vida
Alguns estudos indicam que os idosos que declararam participar em atividades sociais, como jogos, pertencer a grupos sociais, ou viajar, ou atividades produtivas significativas, como ter um emprego remunerado ou não remunerado, ou jardinagem, viveram mais tempo do que as pessoas que não o fizeram.
Menos depressão e mais bem-estar
Estudos sugerem que os idosos que participam no que acreditam ser atividades significativas, como o voluntariado nas suas comunidades, dizem que se sentem mais felizes e mais saudáveis.
Um estudo em concreto, colocou os idosos de uma comunidade urbana nas escolas primárias públicas do seu bairro para dar explicações às crianças 15 horas por semana.
Os voluntários relataram satisfação pessoal a partir da experiência. Os investigadores constataram que melhorou a saúde cognitiva e física dos voluntários, bem como o sucesso escolar das crianças.
Os investigadores pensam que também pode ter benefícios a longo prazo, reduzindo o risco de desenvolverem deficiência, dependência e demência em idade mais avançada.
Melhor preparação para lidar com a perda
O voluntariado pode ajudar com o stress e a depressão devido à morte de um cônjuge ou outro ente querido, por exemplo.
Entre as pessoas que sofreram uma perda, as que participaram em atividades de voluntariado sentiram-se mais positivas quanto às suas próprias capacidades, relatando uma maior autoeficácia.
Melhor capacidade cognitiva
A participação em artes criativas pode ajudar as pessoas a envelhecerem bem. Por exemplo, a memória, compreensão, criatividade e capacidade de resolução de problemas dos idosos melhoraram após um curso intensivo de representação, com a duração de quatro semanas.
Pensa-se que atividades criativas como a música ou a dança podem ajudar também os idosos.
Tipos de atividades
As atividades que podem contribuir para a saúde dos idosos são muito variadas, dependendo das suas capacidades e circunstâncias. Mas estes são alguns exemplos de atividades que os idosos podem fazer:
- Sair de casa e passear
- Visitar um centro comunitário e participar nos seus eventos e atividades
- Jogar às cartas ou outros jogos com amigos
- Andar de bicicleta
- Ir ao teatro, ao cinema, ou a um evento desportivo
- Viajar com um grupo de outros idosos
- Visitar amigos e familiares
- Experimentar restaurantes diferentes
- Tricotar
- Camarinhadas na natureza
- Pintar
- Observar pássaros
- Esculpir
- Reencontrar com velhos amigos
- Visitar museus
- Aprender algo novo
- Aulas de cozinha
- Aulas de informática, arte ou dança
- Formar clubes de livros ou de filmes
- Experimentar yoga, tai chi
- Exercício físico em grupo ou solitário
- Aprender a tocar um instrumento musical
- Maior participação na comunidade envolvente
- Servir refeições ou organizar doações de vestuário para pessoas necessitadas
- Ajudar uma organização a enviar bens para pessoas necessitadas
- Voluntariado em organizações de apoio a animais
- Voluntário para fazer recados para pessoas com deficiência
- Participar numa comissão numa organização
- Voluntariado numa escola, biblioteca, museu ou hospital
- Ajuda na jardinagem de um jardim ou parque comunitário
- Organizar uma limpeza de um parque ou praia
- Cantar num grupo coral comunitário, ou tocar numa banda ou orquestra amadoras
- Participar num grupo de teatro
- Ter um trabalho a tempo parcial
- Redescobrir um passatempo favorito da infância
- Fazer bordados
- Fotografia
- Contruir modelos
- Aderir a um clube desportivo para idosos
- Jogar bowling ou xadrez em grupo
- Caminhar ou andar de bicicleta com um amigo ou vizinho
- Aulas de natação
- Brincar com os netos
Tipos de jogos
Existem muitos tipos de jogos que podem ser praticados pelos idosos quer isoladamente quer em grupo. O objetivo é sempre proporcionar um tempo amistoso e agradável.
Aqui ficam alguns exemplos de jogos que os idosos podem fazer:
Jogos de cartas
Jogos de cartas tais como a canasta ou Uno, podem estimular o cérebro e ajudar a evitar a perda de memória.
Quando há falta de mobilidade, os jogos de cartas são uma excelente opção para entreter os mais idosos. Os jogos de cartas são fáceis de jogar em recintos fechados, enquanto se sentam na sua cadeira favorita ou até nos seus confortáveis sofás.
Existem também muitas aplicações de jogos de cartas, que se podem jogar através do computador, smartphone ou tablet.
Semelhantes aos benefícios de outros jogos, os jogos de cartas melhoram a estimulação cognitiva, aliviam o stress, e ajudam à socialização. Estes tipos de jogos são geralmente muito populares entre os mais velhos.
Jogo com bolas de ténis
Para jogar este jogo não é preciso de jogar ténis. Embora exija uma boa força muscular e coordenação entre as mãos e os olhos.
Não há necessidade de utilizar raquetes enquanto se joga este jogo, mas, é preciso ter duas bolas de ténis para passar. O objetivo do jogo é passar uma bola com rapidez para apanhar outra bola de imediato. Pode ser feito individualmente ou em grupo.
Jogos de Tabuleiro
Os idosos podem desfrutar de jogos de tabuleiro como o scrabble, Ludo, dominó, safari mundial, monopólio, bingo, entre outros.
Os jogos de tabuleiro são uma ótima forma de interagir com outros idosos e partilhar as suas experiências e memórias.
Puzzles
Os puzzles são sempre divertidos, seja na infância ou na velhice. Alguns jogos são desenhados para melhorar as capacidades de resolução de problemas e para manter a agilidade mental.
Alguns exemplos de jogos com puzzles são:
Palavras cruzadas
Usando o jornal, ou com várias revistas de palavras cruzadas, estes jogos ajudam a testar as capacidades de vocabulário e a expandir as capacidades linguísticas.
Candy Crush
São jogos que se jogam no telefone e constituem sobretudo em sobrepor blocos.
Sudoku
Jogo de puzzle baseado em números que pode ser encontrado em revistas especificas.
Associação de palavras
Quer seja online ou em formato tradicional de caneta e papel, é um jogo divertido que ajuda a passar o tempo.
Jigsaw
Confuso no início e relaxante quando as coisas são colocadas corretamente, os jogos de quebra-cabeças são jogos mentais interessantes para seniores.
Mahjong
Este jogo envolve a correspondência de blocos de azulejos. Os jogadores simplesmente localizam os azulejos correspondentes e removem-nos aos pares até que não possam avançar no jogo ou que já não existam mais associações de blocos para fazer
Jogos de memória
Neste jogo, uma pessoa nomeia um objeto e a pessoa seguinte tem de repetir os nomes anteriores e depois adicionar os seus próprios nomes, e assim por diante.
Partilhar com amigos e familiares os eventos mais memoráveis, férias favoritas, melhores conselhos recebidos, melhores conselhos dados, momento mais engraçado, memória favorita ou outros, também podem ser jogos divertidos.
Enigmas com ditados
Este jogo inclui centenas de ditados ou expressões bem conhecidas. Os jogadores recebem palavras com pistas para descobrir quais são os ditados.
Adivinhas
Uma pessoa toca, canta canções, partilha letras, ou dá pistas e o resto do grupo adivinha qual é a canção.
Jogos de computador
Os jogos online são hoje em dia uma nova diversão acessível para os idosos. Existem mais de uma centena de websites com jogos em linha, que ajudam a melhorar a memória e a saúde mental dos idosos. Mesmo que não esteja equipado com tecnologia e computador, os jogos online são fáceis de encontrar, rápidos de utilizar e divertidos para passar algumas horas.
Pictionary
Para jogar este jogo, tudo o que há a fazer é compreender o que os membros do grupo desenham. Inclui dois apagadores, quadros para desenhar e capacidade para compreender as pistas.
Bingo
É um jogo divertido e mais fácil de jogar em casa. É um jogo para grupo de amigos.
É normalmente jogado entre adultos mais velhos em parques, em casas de jogos ou mesmo em casa, enquanto convidam os seus amigos. O bingo não só estimula a mente, atenção, visão e perceção, como também contribui para a socialização dos idosos.
O Bingo também ajuda a estimular três sentidos muito importantes, como a audição, tato e visão. É também bom para reduzir a solidão e melhorar a qualidade de vida e bem-estar do idoso.
Arte e Artesanato
A arte é sempre a experiência mais terapêutica em qualquer idade. Fazer ou criar coisas é uma excelente forma de usar a imaginação e reviver as memórias da infância nas pessoas mais velhas.
Também melhora a agilidade das mãos e dos dedos ao mesmo tempo que se criam objetos artísticos para a casa ou que se podem oferecer a amigos e familiares.
A arte e o artesanato podem ser apreciados durante toda a vida e também nem sempre têm de ser elaborados ou caros. Alguns exemplos são, a criação de ciclo de montagem de molduras antigas usando colagem de papel ou criar cartões de felicitações usando uma revista ou artigos de tricô para os familiares.
Aplicações online para treinar o cérebro
Usar várias aplicações para treinar o cérebro que já existem no smartphone ou dispositivos móveis. As aplicações são muito eficazes para melhorar as capacidades visuais e espaciais, a concentração e a capacidade de resolução de problemas.
Existem online muitas aplicações gratuitas e pagas, desde simples jogos de ligação de palavras até jogos e atividades mais complexas.
Estes jogos podem ser realizados no conforto de casa. Algumas aplicações mais conhecidas para treinar as funções cognitivas são o Fit Brains Trainer e o NeuroNation.
Conclusão
Exercitar a mente para a manter ativa é tão importante como manter a aptidão e a força física na idade mais avançada.
Ao longo das nossas vidas, o nosso cérebro é responsável por nos manter funcionais e, à medida que envelhecemos, a saúde mental é frequentemente uma parte importante da nossa capacidade de viver de forma independente.
Para assegurar que o cérebro funciona o melhor possível, a mente precisa de ser desafiada todos os dias.
Felizmente, o exercício da mente pode ser divertido e fácil de fazer graças a jogos rápidos, tarefas e atividades que podem ser executadas em qualquer lugar e por qualquer pessoa.
Os jogos de memória para idosos podem não só ser interessantes e divertidos, mas também podem melhorar a memória, as capacidades para as tarefas da vida diária, e a saúde mental em geral.
Cada pessoa tem limites diferentes para a quantidade de tempo que pode gastar em atividades sociais ou outras. O que é bom para uma pessoa pode ser demasiado para outra.
É importante gerir o tempo e não assumir demasiado de uma só vez. Pode-se começar por acrescentar uma ou duas atividades à rotina diária e ver como corre, podendo sempre acrescentar mais ao longo do tempo.
A participação em atividades de que o idoso gosta deve ser divertida e não stressante.
Manter a mente ativa na idade mais avançada é essencial e há muitas formas de o fazer, desde jogos e aplicações online, a atividades ao ar livre ou a pintura e a dança, por exemplo.
Para os idosos, o cuidado com a saúde cognitiva deve ser iniciado tanto quanto possível para obter o máximo de benefícios, já que os impactos positivos podem ser vistos num período muito curto.
Um estudo revelou que os idosos que passaram cinco a seis semanas consistentemente a completar exercícios cerebrais, tais como tarefas de memória e quebra-cabeças numéricos, experimentaram melhorias na sua saúde mental nas áreas de memória, raciocínio, e processamento de informação.
Os efeitos destes exercícios duraram pelo menos cinco anos.
Outras pesquisas realizadas pela King’s College em Londres, encontraram grandes melhorias nas tarefas diárias e na memória, como resultado do treino do cérebro.
Jogar jogos cerebrais pode ajudar a reduzir e retardar significativamente os efeitos mentais negativos provocados pela velhice, acrescentando vários outros bons anos para a saúde cerebral.
São necessários apenas cinco minutos por dia a fazer quebra-cabeças ou jogos para aumentar significativamente o bem-estar mental. Portanto, é extremamente importante que o idoso se mantenha ativo, estimule a mente e o físico o mais possível.
Não existem coisas que são mais ou menos apropriadas para a idade no que concerne aos jogos e ás atividades lúdicas. Em cada idade brincar não é um luxo, é verdadeiramente uma necessidade, pela nossa saúde.
Com a Novo Cuidar a prioridade é sempre a sua saúde e o seu bem-estar. Aqui encontra sempre uma equipa de cuidadores coordenada por profissionais de saúde qualificados e com uma grande experiência.
Tem também disponíveis para si o serviço de cuidados de saúde ao domicílio tais como o apoio domiciliário, estimulação cognitiva, terapia da fala , bem como a fisioterapia e o serviço de enfermagem 24h/dia, para o ajudar e apoiar sempre que precisar, com um plano de cuidados à sua medida a preço competitivo.
Referências:
- Revista Dignus
- National Institute on Aging