fbpx

De que forma os idosos podem beneficiar com um médico especialista em geriatria?

De que forma os idosos podem beneficiar com um médico especialista em geriatria?

Muitos idosos têm múltiplas condições de saúde crónicas, com necessidades de saúde complexas que podem beneficiar de um especialista entendido em questões de saúde particulares aos idosos.

Os tratamentos para um problema de saúde podem facilmente afetar outros aspetos da saúde e piorar a qualidade de vida global dos idosos.

Para fazer uma melhor gestão destas complexas situações de saúde, os médicos especialistas em geriatria podem ser especialmente úteis.

Estes médicos prestam cuidados especializados aos idosos, compreendendo que respondem de forma diferente ao tratamento e aos medicamentos comparando com as pessoas mais novas.

Os médicos especialistas em geriatria também sabem como gerir várias condições de saúde ao mesmo tempo, o que é particularmente útil porque os idosos têm mais probabilidades de ter muitos problemas de saúde ao mesmo tempo.

Os médicos geriátricos podem ser especialmente úteis no tratamento de múltiplas patologias para os idosos e são especializados na prestação de cuidados médicos a pessoas com 65 anos ou mais velhas.

Estes especialistas têm formação em áreas relacionadas com cuidados a idosos. Têm mais experiência em doenças que são mais suscetíveis de afetar a população idosa como doenças cardíacas, artrite, osteoporose, problemas de mobilidade ou Alzheimer e demência.

São também mais conhecedores de síndromes geriátricas como, quedas, incontinência, fraqueza muscular, fragilidade, fadiga, deficiência cognitiva e delírio.

Os médicos geriátricos tendem a concentrar-se na qualidade de vida e na vontade própria dos idosos no que diz respeito aos cuidados médicos.

Normalmente passam mais tempo em cada consulta e procuram recolher mais informação do que um médico de família. Tomando nota sobre o estilo de vida dos idosos, comunidade, família e necessidades individuais.

O que é um médico especialista em geriatria?

Um médico especialista em geriatria é um profissional de saúde especializado em cuidar de pessoas com 65 anos ou mais.

São médicos de medicina interna ou de família que têm mais 1 ou 2 anos de formação em áreas relacionadas com cuidados a idosos.

A formação adicional dá-lhes mais experiência em doenças como doenças cardíacas, artrite, osteoporose, problemas de mobilidade, ou doença de Alzheimer e demência, entre outras.

Os geriatras podem ser médicos de cuidados primários, oferecer consultas, ou trabalhar como parte de uma equipa médica mais abrangente.

Qual é a diferença entre um médico especialista em geriatria e outro tipo de médico?

Os médicos geriátricos têm mais experiência com doenças que são comuns em idosos e com pessoas que têm múltiplas doenças crónicas.

Têm também uma melhor compreensão de como os corpos mais velhos respondem a diferentes tratamentos.

Os médicos de medicina interna ou de família são mais propensos a ver pessoas com idades mais díspares, englobando pessoas mais novas. Quando tratam um idoso, estes médicos podem ter de extrapolar com base na sua experiência com pessoas mais jovens.

A falta de experiência médica com corpos mais velhos pode também levar a recomendações de tratamentos mais agressivos que podem não funcionar tão bem para pessoas mais velhas.

Como é que os idosos podem beneficiar de um médico especialista em geriatria?

Os médicos geriatras estão preparados para abordar uma vasta gama de questões e problemas de saúde que podem afetar os idosos, incluindo o declínio cognitivo, perda de memória, problemas de mobilidade, incontinência, quedas e gestão de medicamentos.

São também treinados para identificar e gerir múltiplas doenças crónicas, tais como doenças cardíacas, diabetes e artrite, que são mais comuns em idosos.

Estes médicos concentram-se na qualidade de vida e no que os idosos querem ou pretendem dos cuidados médicos. Geralmente, passam mais tempo em cada consulta e recolhem mais informação do que um médico de medicina interna.

Investigam sobre o estilo de vida, comunidade, família, e obtêm o historial médico completo do idoso.

Estas são alguns dos benefícios diretos de ter um especialista em geriatria:

  • Descobrir as prioridades do idoso em matéria de cuidados de saúde
  • Criar planos de cuidados
  • Rever e gerir todos os medicamentos
  • Coordenar os cuidados com outros prestadores de cuidados de saúde
  • Prestar cuidados paliativos e de fim de vida

Além disso, o conhecimento das diferenças entre corpos mais envelhecidos e corpos mais jovens, ajuda a escolher tratamentos que funcionam melhor de acordo com a idade.

Quedas, incontinência, fraqueza muscular, fragilidade, fadiga, défice cognitivo, e delírio têm um enorme impacto na qualidade de vida dos idosos e estes especialistas podem ajudar de forma mais adequada.

Podem assim ajudar com:

Cuidados médicos abrangentes

Os médicos especialistas em geriatria prestam cuidados médicos abrangentes a idosos, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento, e gestão contínua de doenças crónicas.

Estão equipados para abordar uma vasta gama de questões que podem afetar em particular os idosos, tais como declínio cognitivo, perda de memória, problemas de mobilidade, quedas, incontinência, e gestão de medicamentos.

Gestão da medicação

Os médicos geriátricos são especialistas na gestão de regimes medicamentosos, que podem ser complexos e envolver múltiplos medicamentos.

Podem ajudar os idosos a evitar interações medicamentosas e efeitos secundários, e garantir que estão a tomar os medicamentos certos nos momentos certos.

As combinações perigosas de fármacos podem levar a reações adversas de medicamentos e hospitalizações.

Os idosos têm frequentemente várias condições médicas que precisam de diferentes medicamentos para tratar.

Por exemplo, os relaxantes musculares e os medicamentos para alergias podem ser perigosos para os idosos. Os geriatras podem ajudar os idosos a determinar que medicamentos são necessários e quais os que não são.

Coordenação dos cuidados

Estes médicos trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas, para proporcionar uma abordagem coordenada dos cuidados.

Isto pode ajudar a garantir que os idosos recebem os cuidados de que necessitam em todas as circunstâncias e situações, bem como em todos os ambientes de cuidados de saúde, incluindo hospitais, clínicas, lares de idosos e no domicílio.

Planeamento futuro dos cuidados de saúde

Os médicos especialistas em geriatria podem ajudar os idosos a planear o futuro e tomar decisões sobre as suas preferências em matéria de cuidados de saúde, incluindo cuidados no fim de vida.

Podem ajudar os idosos e as suas famílias a tomar decisões difíceis e a assegurar que a vontade dos idosos é respeitada.

Melhoria da qualidade de vida

Ao abordar as necessidades únicas dos idosos, estes profissionais de saúde podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Podem ajudar a manter a sua independência, melhorar a função física e gerir condições crónicas, o que pode ajudar os idosos a viver uma vida mais longa, mais saudável e mais satisfatória.

Os especialistas que tratam um único problema de saúde num paciente nem sempre vêm o quadro geral. Em contraste, os geriatras pensam em todas as condições de saúde do idoso. 

O seu foco é fazer ligações entre as informações para chegar a uma solução mais adequada.

Os geriatras reconhecem as ligações entre vários problemas de saúde e tratamentos. 

Ajudam a prevenir problemas antes que estes ocorram, ou a responder a problemas quando se encontram numa fase tratável.

Os médicos dedicam tempo a avaliar a situação de vida de cada idoso e a compreender os seus desafios. Podem sugerir um prestador de cuidados em casa para reduzir o stress e melhorar a nutrição.

Podem também ligar os doentes a programas sociais para prevenir a solidão e o declínio cognitivo.

Além disso, podem também encaminhar os idosos para programas de gestão da dor, exercício e fisioterapia.

A adição destes especialistas à equipa de cuidados pode ajudar os idosos a manter ou melhorar os níveis de energia e a mobilidade.

Cuidados de saúde menos invasivos

Em doentes idosos, os efeitos secundários de alguns medicamentos podem compensar os seus benefícios. Da mesma forma, a possibilidade de complicações pode superar os benefícios da cirurgia.

Desta forma, os médicos especialistas em geriatria tendem a diminuir as doses dos medicamentos e procuram alternativas a tratamentos invasivos como as cirurgias.

Reconhecer a autonomia do idoso

Os médicos geriatras ajudam os idosos a fazer escolhas informadas. Falam sobre o que podem esperar dos tratamentos, procurando atribuir um plano de tratamento que corresponde aos valores, objetivos e estilo de vida do idoso.

Quando se deve consultar um médico especialista em geriatria?

Se o médico assistente habitual tiver muita experiência com as condições de saúde do idoso e se este estiver satisfeito com os cuidados prestados, não há necessidade de fazer uma mudança.

Os idosos podem beneficiar de consultar um médico especialista em geriatria se tiverem problemas de saúde complexos como Alzheimer ou demência.

Ou também se sentirem que o seu médico habitual não presta atenção suficiente aos seus problemas de saúde, prescreve medicamentos em excesso, ou não tem uma visão holística e abrangente quando faz recomendações de tratamento.

Os médicos geriatras podem ir mais fundo para descobrir se um problema é causado por doença ou lesão não relacionada com a idade, em vez de apenas assumir que é devido à idade.

A geriatria é uma das especialidades médicas menos disponíveis, desta forma poderá não ser fácil encontrar facilmente um médico com esta especialidade.

Nestas circunstâncias, a melhor hipótese será procurar um médico que tenha mais experiência a tratar pessoas mais idosas.

Para garantir que o médico tem realmente o tipo de experiência necessária para tratar de um idoso, poderá ser benéfico perceber algumas caraterísticas ou obter algumas informações.

Alguns exemplos de informação a ter em conta incluem:

  • O médico recebeu formação adicional em geriatria
  • Abordam os cuidados a idosos de forma diferente dos cuidados a outros doentes
  • Existem medicamentos que evitam usar com idosos

O médico deverá rever todos os medicamentos que o idoso toma, perguntar sobre as condições de saúde do idoso e perguntar sobre os objetivos que se pretendem alcançar com os tratamentos ou cuidados.

Conclusão

Muitos idosos têm múltiplas condições de saúde crónicas. Os tratamentos para estas doenças crónicas afetam facilmente outros aspetos da saúde em geral e podem piorar a qualidade de vida global dos idosos.

Um médico especialista em geriatria poderá ser bastante útil nestas circunstâncias.

Problemas de saúde complexas como a doença de Alzheimer ou demência ou idosos que sentem que o médico assistente não presta atenção suficiente aos seus problemas de saúde.

O médico prescreve medicamentos em excesso, ou não tem uma visão abrangente quando faz recomendações de tratamento, pode indicar que não será o médico especialista mais indicado para acompanhar um idoso.

Os médicos com formação em geriatria podem aprofundar a análise à situação de saúde para descobrir se um problema é causado por doença ou lesão não relacionada com a idade, em vez de apenas assumir que é devido à idade.

Com uma abordagem abrangente e alargada dos cuidados, um médico especialista em geriatria pode criar um plano detalhado e personalizado para o idoso que terá em conta tanto a história médica passada como a existente no momento presente.

O plano de saúde e tratamento poderá abordar fatores tão diversos como as atividades da vida diária, como as refeições, higiene pessoal, vestir, tomar banho ou outras, bem como os desafios específicos dos diagnósticos dos problemas de saúde habituais dos idosos.

Poderá ser feita também uma avaliação do ambiente doméstico e dos cuidados que o idoso recebe habitualmente.

O médico geriatra trabalhará em estreita colaboração com a rede de apoio do idoso que inclui a família, amigos, e os prestadores de cuidados, assegurando que todas os requisitos são assegurados no que diz respeito à satisfação das necessidades de cuidados do idoso.

Em geral, os idosos podem beneficiar dos cuidados dos médicos especialistas em geriatria de muitas maneiras.

Estes médicos são especialistas na abordagem das necessidades únicas e especificas dos idosos, e os seus cuidados podem ajudar a melhorar a saúde, a qualidade de vida e apoiar os idosos e as suas famílias no processo de envelhecimento.

Juntos Cuidamos Melhor!

Com a Novo Cuidar a prioridade é sempre a sua saúde e o seu bem-estar. Aqui encontra sempre uma equipa de cuidadores coordenada por profissionais de saúde qualificados e com uma grande experiência.

Tem também disponíveis para si o serviço de cuidados de saúde ao domicílio tais como o apoio domiciliário, estimulação cognitiva, terapia da fala , bem como a fisioterapia e  o serviço de enfermagem 24h/dia, para o ajudar e apoiar sempre que precisar, com um plano de cuidados à sua medida a preço competitivo.

Referências:

  • DailyCaring
  • Geriatric Medicine University of Pittsburgh